Quem sou eu

Minha foto
Piraí, Rio de Janeiro, Brazil
Nasci no Ceará, no Cariri, na cidade do Crato, em 12/03/44, passei parte da minha infância na fazenda Tanques e em Milagres, aos 10 anos, em 1954, vim para o Rio de Janeiro, com minha mãe e irmãos, juntar-se ao meu pai, que há um ano já se encontrava aqui.
Ateu por convicção, médico e professor por devoção. Especialista em pediatria e medicina esportiva, professor de fisiologia e anatomia aplicadas à atividade física na UFRRJ.

sábado, 1 de outubro de 2011

TRONCOS DA FAMÍLIA

José Ribeiro da Silva = José Esmeraldo da Silva (meu tataravô), criador da família Esmeraldo



           Filhos de José Esmeraldo da Silva:



  1. Antonio Esmeraldo da Silva (meu bisavô)
  2. Ana Esmeraldo da Silva (Mãe Naninha)
  3. José Esmeraldo da Silva Filho (Tio Senhor).
  4. Agostinho Esmeraldo da Silva
  5. Pedro Esmeraldo da Silva
  6. Rosa Esmeraldo da Silva (inupta)

Portanto, toda a família Esmeraldo do Cariri, descende desses cinco troncos,já que Rosa não se casou


1.0    – TRONCO: MAJOR ANTONIO ESMERALDO DA SILVA

Casado em 1ª Núpcias com Santana Gonçalves e em 2ª núpcias com Nazarena Gonçalves:

Sem dúvida, foi este um dos responsáveis pela retirada do Silva do nome, dando lugar apenas ao Esmeraldo. Dessa forma, livramo-nos de mais um Silva, sobrenome que assola esse país.
Antonio casou-se por duas vezes com duas irmãs, filhas do famoso "Pedro Anão", o Coronel Pedro José Gonçalves da Silva, honrado negociante do Icó, também pai do Major José Gonçalves, que casou-se quatro vezes por falecimento das esposas. Na quarta núpcias pai de Unias Norões Gonçalves, que se casou com tia La Salette.
Contam os mais velhos que Antonio, em idade de se casar, começou a procurar uma noiva. Então soube da existência de Santana, uma moça de família honrada, um ótimo "partido". Rumou para a casa de Pedro Anâo, se apresentou e pediu a mão da moça em casamento, sem jamais te-la visto. Pedro anão então chamou sua filha e perguntou:

- Você conhece Antonio Esmeraldo?
- Não senhor meu pai - respondeu Santana.
- Pois você vai casar com ele.

Assim, casaram-se e tiveram oito filhos, provavelmente consecutivos como costumava ser naquela época, quando evitar filhos era um grave pecado. Santana veio a falecer precocemente. O coronel José Gonçalves, vulgo Pedro Anão, parece ter gostado do genro. Chamou sua jovem filha Nazarena, então com menos de dezoito anos e decretou:

-"você vai se casar com o seu cunhado Antônio Esmeraldo"

A moça, tremeu nas bases e tentou ponderar:

- Mas papai....
- "Não tem mais isso nem aquilo, está decidido"
- Sim senhor meu pai - disse Nazarena

Foi tudo que a moça pode dizer. Totalmente despreparada para a noite de núpcias,ela passou toda à noite arrumando e desarrumando o seu baú. Entretanto, logo se adaptou e veio a ter seis filhos, perfazendo um total de quatorze filhos de Antônio Esmeraldo, o homem que não gostou do Silva.





Esse é o famoso Coronel Pedro Anão pai de Santana e Mãezarena. Antonio Esmeraldo se casou com as duas irmãs.

 
Era um dos mais ricos da região e como não havia banco na época atuava como tal. Consta que emprestou alta quantia a Nelson Alencar dono de todo o Lameiro. Como esta não pode saldar o empréstimo entregou-lhe todas as suas terras, mas ele prontamente recusou recebê-las mandando que ele fosse trabalhar e lhe pagasse quando pudesse.

Na época era muito comum os pais determinarem com quem as filhas deveriam se casar. Antonio parece que aprendeu bem a lição, assim determinou que sua filha Lourdinha se casasse com seu primo Oswaldo Esmeraldo. Tia Lourdinha tremeu, não era essa a sua praia, queria mesmo ser freira, da irmandade das Dorotéias. Convenceu o primo a pedir permissão ao seu pai para terminar o namoro. Assim, morreu solteirona mas também não sei por que cargas d´água não conseguiu ser freira.

Das duas núpcias de Antonio nasceram 13 filhos:

1o Casamento com Santana:

1.1 – Monsenhor Pedro Esmeraldo


1.2 – Cel. Antônio Esmeraldo (Filho) (vovô)


1.3 – Júlio Esmeraldo da Silva


1.4 – Irineu Esmeraldo da Silva (seminarista: faleceu aos 24 anos)


1.5 – Zacharias Esmeraldo da Silva (faleceu solteiro aos 20 anos)


1.6 – Maria Pia Esmeraldo Cabral


1.7 – Zacheu Esmeraldo da Silva


1.8 – Maria Santana Esmeraldo Pinheiro


1.9 – José Esmeraldo da Silva



2o Casamento com Nazarena:


Filhos do segundo casamento

Atrás: Adauto, Lourdinha, Raimundo; A frente: Mãezarena, Deana, Alvaro e sua esposa Zaíra

Mãezarena e seus filhos em 1961

1.10 – Maria de Lourdes Esmeraldo


1.11 – Adauto Esmeraldo


1.12 – Raimundo Esmeraldo


1.13 – Álvaro Esmeraldo


1.2 – Cel Antônio Esmeraldo (Filho) – Meu avô casado com Donana

                                  

                                    


                                          
                                                                                                      1932

                     
                                                                                                    1940



                                  
                                                                                                             Donana Pinheiro Esmeraldo



                        Madrinha(Ana Maria do Espírito Santo) ajudou na criação de todos os filhos Antonio Esmeraldo


Sítio são José – 19499 (pouco antes da morte de Antonio Esmeraldo)

Em pé: Cristóvão (meu pai), Naninha (minha mãe), Anette, Fábio, Carmem, Dalvinizia, Juvêncio Barreto,Maria Pia,Unias Gonçalves, La Salete
Sentados, ao centro: Zé Esmeraldo, Cira, ANTÕNIO ESMERALDO e sua esposa ANA PINHEIRO ESMERALDO, Homero e Sílvio





Na mesma ocasião, incluindo outros parentes e netos.


Os filhos de Antonio: Anette(única viva) – Fábio – Cira – La Salette – Cristóvão e Homero
Sentados: Maria Pia – Sílvio e Zé Esmeraldo



Após a morte de Ana Pinheiro Esmeraldo (Sá Donana), minha vó - Crato 1961
Em pé: Maria Alice, Zé Esmeraldo, Juvêncio, Homero , Sílvio, Fábio, Anette, Unias, Cristóvão,La Salete, Zé Balancim e Amélia Maria
Sentados: Maria Pia, Cira, Carmem, Fábio José(Dedé), Maria Amélia e Antonio Eduardo (Dudu)


ENCONTRO DE PARENTES:(em torno dos anos 60)
Em pé: tio Silvio (chegando), tio Zé, Josè Sarto, tio Homero, Dolores, Hugo, tio Fábio e Isa
Agachados: Huberto, Irene, Bernadete(pouco mais atrás), Sara, Cristina (pouco mais atrás) e João Barreto (de batina).


Mais um encontro, da esquerda pra direita: Isa (segunda), Geraldo, Humberto, Unias, Fábio, Zé Barreto e Herlane


QUEM ERA ANTONIO ESMERALDO?

Apesar da minha tenra idade, que não ultrapassava os cinco anos, ainda guardo na memória a figura do meu avô Antonio Esmeraldo. Bendita memória tardia que se mantem ao longo da nossa vida sã. Cabeça branca, elegante, austero, confesso que o temia. Por vezes surgia rapidamente na fazenda Tanques, onde eu morava com meus pais. O vi poucas vezes. Marcou definitivamente a minha vida. No dia seguinte ao meu nascimento, foi me visitar levando à mão um envelope com um documento: meu registro de nascimento. Não se rebaixaria ao ponto de perguntar aos meus pais se eles gostariam ou não do meu nome. Afinal, ele era o coronel Antonio Esmeraldo, o todo poderoso patriarca da família.

Mas eu gostei desse nome esquisito, de belo significado (todas as forças) e de extrema singularidade. Nasceu Antonio Esmeraldo Filho no dia 15 de setembro de 1879, na cidade do Crato. Era filho do major Antonio Esmeraldo da Silva, um dos cinco troncos que originaram toda a família Esmeraldo. Poucos sabem que ele tinha Filho no seu nome, por que simplesmente ele o sacou da sua assinatura. Quem não se orgulharia de ter um Filho no seu nome, em homenagem ao seu querido pai? Certamente esse pai não era tão querido assim. Consta que não foi muito justo com alguns filhos na distribuição das terras. Consta que contrariando os filhos do primeiro casamento, se casou em segundas núpcias com sua cunhada, que era praticamente sua filha adotiva. Soube que monsenhor Esmeraldo, a quem a cidade homenageou com nome de rua, foi o que mais se contrariou com o casamento.
No inicio do ano de 1949, aos 69 anos, reuniu quase toda a sua prole no seu sítio São José. Era a despedida, parece que estava prevendo seu fim. Morreu pouco tempo depois no dia 13 de abril de 1949. Deixando 11 dos 15 filhos nascidos vivos e uma enorme descendência de netos e bisnetos. Onze dias após a sua morte, o grande amigo e profundo conhecedor da família, o grande historiador padre Gomes, publicou no jornal cratense, Ecos da Semana, o seguinte artigo em homenagem póstuma:

"
A morte colheu, no dia 13 do mês em curso, a vida presente do cidadão, cujo nome encima estas linhas, quando alcançava os 70 de idade, a se completarem aos 15 de setembro deste ano de 1949. Tombou nesse pedaço abençoado do Cariri, onde nasceu. Elemento marcadamente expressivo do escol social cratense, ora casado com dona Ana Pinheiro Esmeraldo, filha legítima do capitão José Pinheiro Bezerra de Menezes e de sua mulher dona Ana Teles Pinheiro, e legitimamente, neta, bisneta e trisneta, respectivamente, do capitão mor do Crato, Joaquim Antonio Beserra de Menezes, do brigadeiro Leandro Bezerra de Menezes e do capitão Antonio Pinheiro Lobo de Mendonça, sergipano-cratense, oitavo neto do casal luso-amerindio, Diogo Álvares Correa, o Caramuru e Catarina Paraguassu, aquele, primeiro patriarca civilizado a se instalar no norte do Brasil, réplica a seu congênere, João Ramalho dos Campos de Piratininga.

Pelo sangue, ligava-se Antonio Esmeraldo, as famílias Esmeraldo e Gonçalves, das mais tradicionais e prestigiosas, entre quantas, ontem como hoje, da gênese cratense e araripense. Herdou, de seus maiores, a religião e a moral do cristianismo ao lado das tradições e brasilidade, patrimônio que cultivou com esmero e imprimiu a educação em que formou sua prole numerosa.
Agricultor laborioso transformou modesta herança em respeitável fortuna imobiliária, em uma época e num tempo em que a presença oficial, junto aos plantadores, se manifesta quase exclusivamente pelas exigências do fisco. Foi desta maneira, um peso vivo na vida econômica da sua comuna.

Informado do espírito humanitário da raça, estimulado ao calor da caridade cristã, muito diferente de certa filantropia, árida pedante e, por vezes, maquiavélica, viveu debruçado sobre a miséria e a dor moral humana através das conferencias Vicentinas locais, chegando sua atividade dirigente e benéfica ação animadora a envolverem as numerosas entidades beneficentes congêneres ora difundidas no vasto mapa da Diocese Cratense, desde quando reteve a presidência do Conselho Diocesano das Conferencias de S. Vicente de Paulo, cargo que exerceu longamente e em que a morte o surpreendeu. Milhares de pobres e miseráveis experimentaram direta e indiretamente o efeito confortador dessa modalidade de seu apostolado social cristão, eficiente e discreto. Dobrar-se beneficientemente sobre a pobreza e a miséria material do próximo e, por conseqüência, sobre seu constrangimento moral, constitui atitude que atrai as vistas de Deus e inclina a parte nobre da natureza humana, máximo num ciclo da História em que o egoísmo dos homens criou um sistema econômico injusto que ampliou a tragédia das classes mais fracas e indefesas.


Quando se convencia o ilustre morto, de que as solicitações e as conveniências da política ou do seu partido, ou mesmo de seus próprios interesses políticos chocavam-se com suas convicções religiosas, descia bravamente a favor destas últimas afastando-se, nesse particular, da conduta comum e equívoca do político brasileiro que faz da sua religião e da sua política compartimentos estanques, como se o credo e a ética do seu patrimônio religioso não devessem informar sua atividade política. Membro da corporação legislativa municipal desta comuna opôs-se vivamente a passagem da lei que concedia subvenção pecuniária a União dos Trabalhadores do Cariri, sediada nesta cidade, concentrando o núcleo principal de sua oposição na conclusão, a que teria chegado, de que os lugares chaves da mesma entidade social (as posições chaves começam das secretarias, a contar de cima para baixo) estariam infiltrados por representantes do comunismo materialista e antinacional, o que, segundo ele afirmou no próprio discurso que então pronunciou, chocava-se em sua “consciência de católico e cidadão”e de membro da Ação Católica. O referido discurso, que vi publicado em “A Ação”, 27/03/49, é franco, claro, incisivo e, sobretudo, heróico, pois o orador sabia que contrariava as orientações dos seus chefes, seus próprios interesses eleitorais, a divergência de seus ecos, o ódio de pretensões contrariadas e o sorriso mordente da incompreensão. Escreveu uma página de coerência com suas convicções, a qual arrastou a admiração daqueles, que embora adversários, acostumaram-se pela nobreza dos sentimentos a estrutura mental arejada, a render homenagem de respeito ao binômio convicção-coerência, que se confunde com o carater e se traduz pela intransigência face a quaisquer circunstancias, até que, uma convicção diferente venha por ventura impor mudança de atitude.
Político por temperamento, tirocínio e destino, Antonio Esmeraldo pos, a serviço da política, boa parte da atividade da sua longa existência. Dispondo de qualidades pessoais e de elementos humanos para o posto de autodireção, preferiu o de seguidor e colaborador, colaboração fecunda e não poucas vezes decisiva quando foi chamada no campo da orientação, onde se requer tacto fino, faro e sagacidade. Do inicio ao fim de sua atividade política, acompanhou os Teles, ou seja, ao longo de mais de 40 anos, e de quem só as exigências inelutáveis da morte o separou, prova de fogo do lealismo tenaz, quando se sabe que assimilou muitas decepções. Não fez da política uma profissão rendosa, embora não lhe tivessem faltado oportunidades. Nunca lhe deram os amigos, margem decisiva à conquista de posições alem da vereança, o que não teria constituído favor, porem mínima cota compensatória. Lealismo e serviço aos amigos foram seu destino em política, da mocidade a velhice e à sepultura, atitude rara em tempos de decomposição moral. Praticou o culto da responsabilidade como membro das entidades religiosas a que pertenceu, segundo o testemunho de seus consócios. Enfim, valorizou a vida."

Fonte: ECOS DA SEMANA, p. 3; 24/4/1949.


    1.2.1José Pinheiro Esmeraldo (Zé Esmeraldo) e Maria Amélia Esmeraldo

                                      

                         
                              Da esquerda pra direita: Antônio Alcides Pinheiro Esmeraldo; Maria Amélia Esmeraldo e Zé Esmeraldo



Em pé: Amélia Maria – Silvia – Luiz – Monsenhor Barbosa – Ailton – Maria Alice (com Rosineide
no colo) – Antonio Alcides – Pedrinho e Maria Zélia.
Sentados: Maria Amélia – Dom Eliseu – Zé Esmeraldo. A frente: Carlos Eduardo e Afranio

        1.2.1.1 – Marialice Esmeraldo
             1.2.1.1.1 – Rosineide ( Viúva de José Ribamar Cavalcante)


                1.2.1.1.1.1 – Renata
                1.2.1.1.1.2 – Ribamar Esmeraldo Cavalcante com Elmana Viana
                1.2.1.1.1.3 – Fernanda
                1.2.1.1.1.4 – Alexandre com Yasnaia Mendonça
                    1.2.1.1.1.4.1 – Yago Mendonça
  1.2.1.1.2 – Fátima e João Marni Figueiredo


                 1.2.1.1.2.1 – Monalissa
                    1.2.1.1.2.1.1 – Breno Esmeraldo Figueiredo 
                    1.2.1.1.2.1.2 – Maria Alice Esmeraldo Figueiredo Gondim de Castro
                 1.2.1.1.2.2 – David
                 1.2.1.1.2.3 – Leonardo
1.2.1.1.3 – Eugênio José Esmeraldo Ramos e Mara Celene Alves Ramos













                  1.2.1.1.3.1 –  Rodrigo Alves Ramos
                                1.2.1.1.3.2 – Lucas Alves Ramos
                  1.2.1.1.3.3 – Mariana Alves Ramos

        1.2.1.2 – José Amarílio Esmeraldo e Aurenir
                        









Aurenir Ana Mary (Mayrinha) 













Da esquerda para direita: Ana Mary, Ana Lucia, Rafael(filho de Aurenília), Aurenília e Margarida

            1.2.1.2.1 – Aurenília
                    
                1.2.1.2.1.1 – Rafael
                1.2.1.2.1.2 – Elaine
            1.2.1.2.2 – Margarida
                    
                1.2.1.2.2.1 – Ana Aélia
                1.2.1.2.2.2 – Roberto
            1.2.1.2.3 – Ana Mary


                1.2.1.2.3.1 – Fredy
                1.2.1.2.3.2 – Sabrina
            1.2.1.2.4 – Ana Lúcia
                1.2.1.2.1 – Sofia
                1.2.1.2.2 – Bruna
        1.2.1.3 – Margarida Maria

        1.2.1.4 – Maria Zélia Esmeraldo
                 
        1.2.1.5 – Pedro Pinheiro Esmeraldo

            1.2.1.5.1 – Cristina

        1.2.1.6 – Antônio Alcides Pinheiro Esmeraldo
                  
            1.2.1.6.1 – Séphora
                1.2.1.6.1.1 – Renan
                1.2.1.6.1.2 – Laura
            1.2.1.6.2 – Marcus Vinícius

              
                1.2.1.6.2.1 – Laís
            1.2.1.6.3 – Pollyana
        1.2.1.7 – Francisco Aílton Esmeraldo
            1.2.1.7.1 – Francisco Aílton Esmeraldo Filho
                1.2.1.7.1.1 – Lis
                1.2.1.7.1.2 – Letícia
            1.2.1.7.2 – Guilherme José
                1.2.1.7.2.1 – Guilherme Filho
            1.2.1.7.3 – Thiago
            1.2.1.7.4 – Cristiane
        1.2.1.8 – Luis Flávio Esmeraldo
            1.2.1.8.1 – Luiselena
                1.2.1.8.1.1 – Pedro
            1.2.1.8.2 – Samuel
            1.2.1.8.3 – Yanna Paula
        1.2.1.9 – Ana Tereza Esmeraldo Cabral
            1.2.1.9.1 – Germana
                1.2.1.9.1.1 – Clara
                1.2.1.9.1.2 – Felipe
            1.2.1.9.2 – Patrícia
        1.2.1.10 – Amélia Maria Esmeraldo
             1.2.1.10.1 – Aline
                 1.2.1.10.1.1 – Mariane
                 1.2.1.10.1.2 – Bruna
             1.2.1.10.2 – Andréa
             1.2.1.10.3 – José Leomar
        1.2.1.11 – Carlos Eduardo Esmeraldo
                
            1.2.1.11.1 – Tales
                1.2.1.11.1.1 – Gabriel
            1.2.1.11.2 – Cristian
            1.2.1.11.3 – Carlos Eduardo Esmeraldo Filho
OBS: Carlos Eduardo deu uma contribuição valiosíssima na realização desse trabalho

        1.2.1.12 – Maria Santana (falecida recém-nascida)

        1.2.1.13 – Alice Esmeraldo (falecida aos 12 anos)


1.2.2. – Antonio Esmeraldo Filho (Casado com sua prima Dalvinisa)
        1.2.2.1 – Mauricio

            1.2.2.1.1 – Marly
                1.2.2.1.1.1 – Érica
            1.2.2.1.2 – Marcia
            1.2.2.1.3 – Martha
        1.2.2.2 – José Esmeraldo (Zé de Dalvinisia) 
José de Dalvinisia

            1.2.2.2.1 – Ricardo

         1.2.2.3 – Alcides José
            1.2.2.3.1 – Ana Josefina
                 1.2.2.3.1.1 – Liana Cristina Esmeraldo
                 1.2.2.3.1.2 – Alana, (faleceu com 19 anos)
                 1.2.2.3.1.3 – Aline Esmeraldo
                 1.2.2.3.1.4 – Lyliane Esmeraldo.
            1.2.2.3.2 – Dalviniza Maria
            1.2.2.3.3 – Antonio José
            1.2.2.3.4 – Maria Sania
            1.2.2.3.5 – Alcides José Filho
            1.2.2.3.6 – Anchieta José
            1.2.2.3.7 – Adriano


1.2.3 - Maria Pia Esmeraldo Barreto (Pipia): (casada com Juvêncio Barreto) 
Familia Esmeraldo Barreto
       
    1.2.3.1- José Esmeraldo Barreto (Zé Barreto) e Maria do Socorro (Sinhazita)
        
Meu padrinho (Filho mais velho de Pipia e Juvêncio Barreto)
        1.2.3.1.1 – Ana Maria e Ítalo
            1.2.3.1.1.1 – José
            1.2.3.1.1.2 – Eduardo
        1.2.3.1.2 – Aline e Gival
            1.2.3.1.2.1 – Débora
            1.2.3.1.2.2 – ?
    1.2.3.2 – Maria Elza Barreto de Melo e Geraldo Esmeraldo de Melo
Elza e familia
   
        1.2.3.2.1 – José Flávio Barreto de Melo e Norma Nogueira
            1.2.3.2.1.1 – Daniel e Glaucia
                1.2.3.2.1.1.1 – Flávia
                1.2.3.2.1.1.2 – Daniela
            1.2.3.2.1.2 – Renato e Joyce 
        1.2.3.2.2 – Márcia Maria Alves de Souza e Antonio Dailton Alves de Souza
            1.2.3.2.2.1 – Érica e Joaquim Neto
                1.2.3.2.2.1.1 – Bruna 
            1.2.3.2.2.2 – Isabela
        1.2.3.2.3 – Maria Tereza Barreto de Melo Peretti e Leonardo Alexandre Vieira Peretti
            1.2.3.2.3.1 – Bruno e Gabriela
            1.2.3.2.3.2 – Diego
        1.2.3.2.4 – João Berckmans Barreto de Melo e Josefina Pinheiro
        Com Wanda Regina Dias (Primeiro Casamento)
            1.2.3.2.4.1 – Leonardo e Leila 
                1.2.3.2.4.1.1 – Vitor
                1.2.3.2.4.1.2 – Leonardo
            1.2.3.2.4.2 – Igor e Micheline
                1.2.3.2.4.2.1 – Sofia
            1.2.3.2.4.3 – CArlos Alan
        1.2.3.2.5 – Geraldo Sérgio Barreto de Melo e Josimeire Silveira Medeiros de Melo
            1.2.3.2.5.1 – Juliana
            1.2.3.2.5.2 – Joseane e Humberto Menezes
        1.2.3.2.6 – Marcos Barreto de Melo
        1.2.3.2.7 – Liana Barreto de Melo e Alberto Barreto Alves de Souza
            1.2.3.2.7.1 – Alexandre 
            1.2.3.2.7.2 – Beatriz
        1.2.3.2.8 – Antônio Roberto Barreto de Melo e Andrea Mendes de Melo
            1.2.3.2.8.1 – David
            1.2.3.2.8.2 – Matheus
        1.2.3.2.9 – Fernando Barreto de Melo e Valdise Alves Melo
            1.2.3.2.9.1 – Felipe
            1.2.3.2.9.2 – Rodrigo

    1.2.3.3 – Maria Hulda Barreto Mano de Carvalho e Adonias Mano de Carvalho 
        1.2.3.3.1 – Maria de Fátima
        1.2.3.3.2 – Marcelo
        1.2.3.3.3 – Marisa
        1.2.3.3.4 – Cibele
        1.2.3.3.5 – Márcio

    1.2.3.4 – Maria Ruth Barreto Alves de Souza e José Newton Alves de Souza
            
        1.2.3.4.1 – Ana Cecília de Souza Bastos e Antonio Virgilio Bastos
            1.2.3.4.1.1 – Mario Vitor e Luciana Cardin 
                1.2.3.4.1.1.1 – Mariana
            1.2.3.4.1.2 – Ana clara
        1.2.3.4.2 – Roberto Jorge Barreto Alves de Souza e Mauriceia
         Com Rosangela Rio (Primeira Esposa)
            1.2.3.4.2.1 – Lucas Rio
         Com Marlise Hartman (Segunda Esposa)
            1.2.3.4.2.2 – Márjorie Hartman
        1.2.3.4.3 – Eugênio José Barreto Alves de Souza e Maria de fatima Souza
            1.2.3.4.3.1 – Henrique 
            1.2.3.4.3.2 – Bruno
        1.2.3.4.4 – Luís Sávio Barreto Alves de Souza e Rebeca Matta
        1.2.3.4.5 – Maria Beatriz  Alves de Souza e Carlos Roberto Cabral
            1.2.3.4.5.1 – Gabriel
            1.2.3.4.5.2 – David  
        1.2.3.4.6 – Paulo de Tarso Barreto Alves de Souza e Luisa Sampaio
        1.2.3.4.7 – Alberto Magno Barreto Alves de Souza e Liana Barreto de Melo
            1.2.3.4.7.1 – Alexandre
            1.2.3.4.7.2 – Beatriz
        1.2.3.4.8 – José Newton Alves de Souza Filho
         Com Lenice Souza (Primeira Esposa)
            1.2.3.4.8.1 – Leonardo
            1.2.3.4.8.2 – Gabriela
        1.2.3.4.9 – Antônio Emanuel Barreto Alves de Souza e Tatiana Pereira
1.2.3.4.9.1 – Lais Maria
1.2.3.4.9.2 – Ana Beatriz
1.2.3.4.9.3 – Felipe

    1.2.3.5 - Fernando Barreto e Lucia

        Com Mary (Primeira Esposa)
        1.2.3.5.1 – Ludimila
            1.2.3.5.1.1 – Lara
            1.2.3.5.1.2 – Sâmara
            1.2.3.5.1.3 – Pedro Henrique
        1.2.3.5.2 – Mônica
            1.2.3.5.2.1 – Cinthia
            1.2.3.5.2.2 – Artur
        1.2.3.5.3 – Alexandre

    1.2.3.6 – Humberto Esmeraldo Barreto e Lilian Chaves Barreto

        1.2.3.6.1 – Marcelo  e Marcia
            1.2.3.6.1.1 – Henrique 
            1.2.3.6.1.2 – Débora
        1.2.3.6.2 – Tatiana  
            1.2.3.6.2.1 – Mariana
            1.2.3.6.2.2 – Fabiana
            1.2.3.6.2.3 – Marcelo
        1.2.3.6.3 – Humberto Filho
            1.2.3.6.3.1 – Raphael
            1.2.3.6.3.2 – João Ricardo
    1.2.3.7 – Maria Isa Esmeraldo Barreto e Tércio de Souza Morais
Isa e Pipia


Isa e Tésio nos seus 80 anos



                                                       Técio desfilando com a sua relíquia no jubileu de ouro de Dom Francisco
        1.2.3.7.1 – Ângela e Edmar
            1.2.3.7.1.1 – Nathalia
            1.2.3.7.1.2 – Caio
        1.2.3.7.2 – Sérgio e Patricia Amorim
            1.2.3.7.2.1 – João Pedro
        1.2.3.7.3 – Cláudia
Claudia, Técio e Liana
       















        1.2.3.7.4 – Marcelo e Ednilia
            1.2.3.7.4.1– Marília

    1.2.3.8 – Maria Neide Esmeraldo Barreto  casada com seu primo Paulo Nertan Cartaxo 

Neide, Milena e Paulo
    
        1.2.3.8.1 – André Barreto e Michele
            1.2.3.8.1.1 – João Paulo 
            1.2.3.8.1.2 – Pedro Lucas
        1.2.3.8.2 – Tiago
        1.2.3.8.3 – Milena
        1.2.3.8.4 – Maria Pia e Ronaldo

    1.2.3.9 – Hugo Esmeraldo Barreto e Terzinha de Jesus Almeida
George, Pancrácio e Hugo na fazenda Tanques
        1.2.3.9.1 – George Barreto e Isa Daniele
            1.2.3.9.1.1 – Gabriel 
            1.2.3.9.1.2 – Lucas
            1.2.3.9.1.3 – Maria Isa
        1.2.3.9.2 – Rachel Barreto e Jorge Américo
            1.2.3.9.2.1 – Lívia
            1.2.3.9.2.2 – Rodrigo
            1.2.3.9.2.3 – Fernanda
        1.2.3.9.3 – Guilherme Barreto e Amanda
        1.2.3.9.4 – Leonardo Barreto e Magna Girão Barreto
            1.2.3.9.4.1 – Matheus
            1.2.3.9.4.2 – Murilo
            1.2.3.9.4.3 – Miguel
            1.2.3.9.4.4 – Letícia

    1.2.3.10 – José de Anchieta Esmeraldo Barreto e Maria Nadja
        1.2.3.10.1 – Christianne e Josevan
            1.2.3.10.1.1 – Pedro
            1.2.3.10.1.2 –José
        1.2.3.10.2 – Marianne e Paulo
            1.2.3.10.2.1 – Joana 
    1.2.3.11 – Francisco Esmeraldo Barreto (Chico) e Beatriz Chaves Barreto
Duda, Pedro (genro de Chico), Mauro, Pancrácio e Chico
             
        1.2.3.11.1 – Mauro e Regina Laclete


            1.2.3.11.1.1 – Mariana
            1.2.3.11.1.2 – Marcelo
        
      1.2.3.11.2 – Eduardo (Duda) e Fabiana
 




         


            1.2.3.11.2.1 – Antonia
        1.2.3.11.3 – Ana Cristina (Titita) e Pedro
            1.2.3.11.3.1 – Ana Paula
            1.2.3.11.3.2 – Luis Fernando 
            1.2.3.11.3.3 – Luis Eduardo

    1.2.3.12 – Ana Cristina Esmeraldo Barreto Leite e Francisco de Assis Leite
        1.2.1.12.1 – Hermano 
        1.2.1.12.2 – Ruth e Luciano Dídimo
            1.2.1.12.2.1 – Gisela Cristina
            1.2.1.12.2.2 – Vitor Assis
            1.2.1.12.2.3 – Jamile Cristina
            1.2.1.12.2.4 – Jonas
            1.2.1.12.2.5 – Liana
        1.2.1.12.3 – Gustavo
        1.2.1.12.4 – Ceila
1.2.3.13 – João Vianey Esmeraldo Barreto e Ana Maria
    1.2.3.13.1 –  Ana Verena
    1.2.3.13.2 –  Verônica

1.2.4 – Alcides Esmeraldo (freira Dorotéia)

1.2.5 – Silvio Esmeraldo: (casado com Dolores)
             
    1.2.5.1 – José

    1.2.5.2 – João Eudes

    1.2.5.3 – Sílvia
        1.2.5.3.1 – Ana Dolores
        1.2.5.3.2 – Elmar Junior
    1.2.5.4 – Marilene
        1.2.5.4.1 – Montovani
        1.2.5.4.2 – Malan
        1.2.5.4.3 – Merilane
    1.2.5.5 – Afrânio
        1.2.5.5.1 – Flávio
    1.2.5.6 – Francisco (Chiquinho)
        1.2.5.6.1 – Gustavo
        1.2.5.6.2 – Henrique
        1.2.5.6.3 – Maria Carmen

    1.2.5.7 – Antônio
        1.2.5.7.1 – Érico
        1.2.5.7..2 – Antonio Junior
    1.2.5.8 – Irene

    1.2.5.9 – Ana Maria
        1.2.5.9.1 – Ricardo
        1.2.5.9.2 – Silvio


1.2.6 – Homero Esmeraldo e Walquiria Mendonça
       
    1.2.6.1 – Rosani

1.2.7 – Cira Esmeraldo (inupta)
      

1.2.8 – Maria de La Salete Esmeraldo Gonçalves e Unias Gonçalves
      
    1.2.8.1 – Maria Vânia e Herlane

    1.2.8.2 – Maria Vanda e Paulo

    1.2.8.3 – Maria Vera
    1.2.8.4 – José (Zé Gonçalves)


1.2.9 – Cristóvão Esmeraldo e Ana Almeida Esmeraldo
        



Família de Cristóvão: Em pé – Benassi, Eliane, Antonio, Pancrácio, Ozanan, Maria Cira, Moacyr Sentados: Cristóvão e Naninha com os netos Moacira, Fernanda e Márcio Augusto – 1965

Ozanan, Pancrácio, Antonio, Maria Cira e Eliane na fazenda de Cacaria

Ana Esmeraldo, esposa de Cristóvão Esmeraldo e filhos:
Em pé, nas pontas: Pancrácio e Antonio.
Sentados: Ozanan, Maria Cira, Naninha, Eliane e sua filha Fernanda - 1958

  1.2.9.1 – Maria Eliane Esmeraldo Fernandes
Casamento Maria Eliane
Maria Cira, Nelson Almeida, Ana (Naninha), Cristóvão, Eliane, Benaci, Gen. Adauto e sua esposa Cacilda. Em baixo, Beatriz filha de tio Raimundo. 07/06/56

Eliane e seus filhos Raquel, Fernanda e Zé Carlos
        1.2.9.1.1 – Fernanda 


Carol e Mariana filhas de Fernanda


            1.2.9.1.1.1 – Mariana e Daniel



           1.2.9.1.1.1.1  – Vinicius Esmeraldo Cassettari
Vinicius filho de Mariana e Daniel (com 1 ano) e Pancrácio


            1.2.9.1.1.2 – Ana Carolina

        1.2.9.1.2 – José Carlos

            1.2.9.1.2.1 – Maria Fernanda
            1.2.9.1.2.1 – Ana Shopia Esmeraldo Paiva
        1.2.9.1.3 – Raquel – solteira

Com sobrinhas: Raquel, Moacira e Andreia


    1.2.9.2 - Maria Cira Esmeraldo Montella casad com Moacyr Montella
           


                                                 Formatura Maria Cira com seus Pais


Casamento de Maria Cira com Moacyr



        1.2.9.2.1 – Moacira


            1.2.9.2.1.1 – Mirella











A partir dos dados que lhe fornecia, criou o primeiro blog. Depois, sobrecarregada com suas tarefas profissionais não teve mais condições de prosseguir.

            1.2.9.2.1.2 – Murillo
            1.2.9.2.1.3 – Matheus
        1.2.9.2.2 – Marcio Augusto

            1.2.9.2.2.1 – Maria Eduarda
            1.2.9.2.2.2 – Marcello Augusto

    1.2.9.3 – Antônio Esmeraldo Neto

Antonio e seus filhos

Com filhos e a esposa Nílvia
     
        1.2.9.3.1– Adriana


        1.2.9.3.2 – Andrea Cunha Esmeraldo


Andrea com seu filho Davi











            1.2.9.3.2.1 – Davi esmeraldo Panazio Mendes
            1.2.9.3.2.1 – Luiza Esmeraldo Panazio Mendes
        1.2.9.3.3 – Cristóvão Cunha Esmeraldo
Zé Carlos, Pancrácio, Guto e Cristóvão

            1.2.9.3.3.1 – Nicole Landesmann Esmeraldo
        1.2.9.3.4 – Isabela
        1.2.9.3.5 – Isadora

    1.2.9.4 – Pancrácio de Almeida Esmeraldo e Rosangela Freitas Esmeraldo
          



                              Pancrácio e Rosangela em Bebida Nova – Crato/CE
                        Pancracio e suas filhas Juliana, Jessica, Stephanie e Larissa

        1.2.9.4.1 – Leonardo Mota Esmeraldo
        1.2.9.4.2 – Juliana Gomes Esmeraldo
Casamento de Juliana com Max

Max e Juliana
       















    1.2.9.4.2.1– Lucas Esmeraldo Mourão
Lucas com 2 anos de idade













 

  1.2.9.4.2.2– Ana Beatriz Esmeraldo Mourão
Ana Beatriz irmã de Lucas filha de Juliana e Max












1.2.9.4.3 – Jéssica Souza Esmeraldo


     






  















     
 
1.2.9.4.4 – Larissa Torentino de Freitas



Lalá e seus pais


       1.2.9.4.5 – Stephanie Zazi e Daniel


             1.2.9.4.5.1 – Brendha Souza Martines


   
    1.2.9.5 – Francisco Ozanan – não teve filhos












1.2.10 – Alice (faleceu recém nascida)


1.2.11– José (faleceu ao nascer e foi batizado com esse nome às pressas pelo Dr. Teles)


1.2.12 – Fábio Pinheiro Esmeraldo
Fábio e sua esposa Carmen
       
Atrás: Carmem com Simone no colo, Tio Fábio com Dedé. Na frente: Herbene, Denise, Dudu e Ione.

    1.2.12.1 – Maria Ione
        1.2.12.1.1 – Gustavo
        1.2.12.1.2 – Henrique
        1.2.12.1.3 – Maria Clara

    1.2.12.2 – Maria Herbene
        1.2.12.2.1 – Gisele
        1.2.12.2.2 – Diogo
    1.2.12.3 – Denise
        1.2.12.3.1 – Larissa
            1.2.12.3.1.1 – Raissa
        1.2.12.3.2 – Dimitri
        1.2.12.3.3 – Yuri
    1.2.12.4 – Antonio Eduardo (Dudu)

        1.2.12.4.1 – Michele
        1.2.12.4.2 – Lara
        1.2.12.4.3 – Homero

    1.2.12.5 – Fábio José (Dedé)
        1.2.12.5.1 – Rafael
            1.2.12.5.1.1 – Arthur
        1.2.12.5.2 – Isaac
    1.2.12.6 – Simone
        1.2.12.6.1 – Igor
        1.2.12.6.2 – Arthur
        1.2.12.6.3 – Yasmin
    1.2.12.7 – Francisco Everardo
        1.2.12.7.1 – Fábia
        1.2.12.7.2 – Walter
        1.2.12.7.3 – Everardo
    1.2.12.8 – Cláudio
(Grande contribuidor desse trabalho)

        1.2.12.8.1 – Victor
        1.2.12.8.2 – Clarice
        1.2.12.8.3 – Candice
    1.2.12.9 – Jorge Mauro
        1.2.12.9.1 – Eduarda
        1.2.12.9.2 – Gabriela
        1.2.12.9.3 – Fábio Neto

1.2.13 – Ana Pinheiro Esmeraldo (minha querida tia e madrinha Annette) – com 90 anos e excelente memória, contribuiu muito na realização desse trabalho.
Tia Annette
Eugenio, Annette, Fanny e Pancrácio


90 ANOS  
Caçula de Antonio Esmeraldo, única viva de toda a sua prole, no dia 29 de Julho de 2011 completou 90 anos. Com um pouco de antecedência no dia 17 de julho comemoramos os seus noventa anos no restaurante Quatro Estações da família da prima Neide, foi um momento de muita emoção e marcante na historia da família, minha querida tia, e madrinha foi a maior fonte de dados para a realização deste blog que em breve irá se tornar um livro.
                   
90 Anos de Tia Annette no Quatro Estações

Tia Annette recebendo uma homenagem da prefeitura do Crato à Primeira prefeita interina da cidade.
Na mesma homengem com familiares.
NOTA DE FALECIMENTO:
 Alguns meses depois da sua fetsa de 90 anos, no dia 12 de dezembro de 2011 a nossa ultima e querida tia nos deixou definitivamente além de ter deixado muita saudade foi a fonte de grande parte da nossa historia.


1.3 – Júlio Esmeraldo da Silva  
    1.3.1 – José Esmeraldo da Silva
    1.3.2 – Pedro Esmeraldo da Silva
    1.3.3 – Santana Esmeraldo da Silva
    1.3.4 – Terezinha Esmeraldo da Silva (freira Carmelita)


1.4 - Irineu Esmeraldo da Silva (seminarista: faleceu aos 24 anos)


1.5 - Zacharias Esmeraldo da Silva (faleceu solteiro aos 20 anos)


1.6 – Pia Esmeraldo Cabral casada com José Leite Álvares Cabral
   




Casamento Pia Esmeraldo Cabral com José Leite Álvares Cabral
Familia Esmeraldo Cabral (Filhos)
    1.6.1 – Maria Antonieta
    1.6.2 – Felismina Miriam
    1.6.3 – Maria Cléa
    1.6.4 – Maria Fracinette
    1.6.5 – Maria Irene
    1.6.6 – Maria Sarah
(Carta de Pancrácio á Sarah)
 

    Cara prima Sarah
 
Obrigado por mais uma grande colaboração.
 
Infelizmente acabamos conversando pouco, por que o tempo de estadia foi curto e os deveres sociais foram muitos. Mas prometo voltar ano que vem e aí trocaremos idéias com mais calma.
Muitos me perguntam por que não faço um livro sobre a história e genealogia da família Esmeraldo. Isso me levou a pensar mais seriamente sobre o assunto, já que tenho meio caminho andado. Confesso que a história me fascina mais, entretanto a genealogia é importante para que as pessoas possam se localizar nessa imensa "floresta" genealógica como diz tia Anette. Lamento a falta de ilustrações, filhos que não possuem uma foto sequer dos pais e netos que não tem uma foto do avô. 
No momento estou pesquisando duas coisas importantes:
Como sabe muitos judeus portugueses foram obrigados pela inquisição a abraçarem o catolicismo e foram denominados Cristãos Novos. Muitos foram deportados para o Brasil e outros vieram para fugir do rigoroso Tribunal do Santo Oficio. Há relatos, inclusive, de que em cada três portugueses chegados ao Brasil, um era cristão novo(judeu-portugues), Fiquei estarrecido ao ver numa janela  do casarão da Bebida Nova, uma grade de ferro sob a forma da estrela de David, que é um símbolo do povo judeu..Depois fiquei sabendo de outras grades com o mesmo símbolo, em ruínas, nas cercanias da casa.Muita coincidência,não? É voz corrente que os Pinheiros têm essa origem e agora, me parece que os Esmeraldo também. Tudo isso enriquece e completa nossa história.  A segunda coisa que me chamou à atenção foi o fato de vovô ter retirado o Filho do seu nome. Todo filho teria orgulho de ter o nome do pai, a menos que não gostasse dele. Essa foi a minha primeira hipótese, que foi tomando corpo a medida que fui observando alguns fatos. 
Primeiramente, é voz corrente que meu bisavô, quando ficou viúvo de Santana, não fez o inventário como seria justo. Em segundo lugar, um motivo grave do qual preciso confirmação:
Segundo soube, Mãe Zarena era criada pelo casal Antonio Esmeraldo da Silva x Santana como filha, entretanto, com a morte da mulher, ele logo se casou com a cunhada que era criada como se filha fosse. Segundo me foi relatado, tal fato desagradou muito aos filhos, principalmente monsenhor Esmeraldo, que não aprovou o casamento. Por tudo isso, Antonio Esmeraldo Filho, parece que teve realmente motivos para sacar o Filho do seu nome. Se você tem uma opinião sobre os fatos relatados, ou já ouviu de outros algum comentário gostaria do seu relato. 
Um grande abraço
 
Pancrácio
 
OBS: Em 2010, infelizmente Sara nos deixou
   

    1.6.7 – Maria Bernadete
    1.6.8 – Maria Leonia
    1.6.9. José Sarto e Maria Consuelo
        1.6.9.1 – Eugenia Maria
            1.6.9.1.1 – Reno
            1.6.9.1.2 – Ravi
            1.6.9.1.3 – Rudá
        1.6.9.2 – Inês Maria
            1.6.9.2.1 – Brisa
            1.6.9.2.2 – Jonas
            1.6.9.2.3 – José Sarto
        1.6.9.3 – José Inácio          
            1.6.9.3.1 – Endiara
        1.6.9.4 – Mônica Maria
    1.6.10 – Maria Elizabeth (Betinha)
    1.6.11 – Maria Lúcia
    1.6.12 – Maria Divane
    1.6.13 – Huberto e Ana Tereza Esmeraldo
        1.6.13.1 – Germana Maria e Nilton Melo           
            1.6.13.1.1 – Clara
            1.6.13.1.2 – Felipe
         1.6.13.1 – Patrícia
    1.6.14 – Maria Lourdes (Lurdinha)

1.7 - Zacheu Esmeraldo da Silva e sua esposa Cândida
       
    1.7.1 – Zelita
        1.7.1.1 – Jayme  
            1.7.1.1.1 – Patricia
            1.7.1.1.2 – Geovana
            1.7.1.1.3 – Giuliano
        1.7.1.2 – Maria Cândida e Nelson
Nelson, Maria Cândida e sua familia

            1.7.1.2.1 – Letícia
Letícia e familia

            1.7.1.2.2 – Christopher
            1.7.1.2.3 – Sebastian
            1.7.1.2.4 – Louisa
        1.7.1.3 – Maria Carmen  
            1.7.1.3.1 – Gabriel
            1.7.1.3.2 – Sophia
        1.7.1.4 – Maria Cecília  
            1.7.1.4.1 – Esthefane
            1.7.1.4.2 – Julia
        1.7.1.5 – Maria Lígia
            1.7.1.5.1 – Ernesto
            1.7.1.5.2 – Cecilia
    1.7.2 – Duse

1.8 – Maria Santana Esmeraldo Pinheiro
    1.8.1 – Sávio
    1.8.2 – Madre Esmeraldo
    1.8.3 – Maria Célia


1.9 - José Esmeraldo da Silva
     
1º Matrimonio
1.9.1 – Esmeralda
1.9.2 – Lavínia

2º Matrimonio:
1.9.3 – Dalvinisa,
1.9.4 – Stelina
1.9.5 – Rosalva
1.9.6 – Zacarias  
    1.9.6.1 – Josefina Esmeraldo Cruz
    1.9.6.2 – Valkiria Esmeraldo Cruz
    1.9.6.4 – Meire Cruz Esmeraldo
    1.9.6.5 – Antonio
    1.9.6.6 – Carlos Ilidio
    1.9.6.7 – Vera Cruz Esmeraldo

1.9.7 – Antônio
1.9.8 – Ilídio 


1.10 – Maria de Lourdes Esmeraldo – inupta
Grande Professora e lecionou várias matérias nos principais colégios da sua época, entretanto, era brilhante em português e francês. Foi tambem fundadora do Externato Santa Inês

1.11 – General Adauto Esmeraldo
                

                                                Adauto e seu irmão Raimundo Esmeraldo
   1.11.1 – Avelino Ernesto Esmeraldo
       
        1.11.1.1 – Monique
        1.11.1.2 – Cláudio
        1.11.1.3 – Sérgio

1.12 - Raimundo Esmeraldo e Lenita

Filhos do Tio Raimundo: Gilberto, Carlos, Rubens, Beatriz e Eleonora


   1.12.1 – Gilberto
        1.12.1.1 – Luíza


   1.12.2 – Carlos → não tem filhos

   1.12.3 – Rubens e Ana Maria


        1.12.3.1 – Mariana 
e Matias

            1.12.3.1.1 – Lucas

            











            1.12.3.1.2 –  Felipe             

        










     

       1.12.3.2 – Renata

   











   1.12.4 – Maria Beatriz 
        1.12.4.1 – Pedro
        1.12.4.2 – Paulo
       
            1.12.4.2.1 – Antônio  
   1.12.5 – Maria Eleonora
        1.12.5.1 – Manuela
        1.12.5.2 – Cecília

1.13 - Álvaro Esmeraldo

    1.13.1 – Maria Zeneuda 
        1.13.1.1 – Álvaro José
        1.13.1.2 – Edith
            1.13.1.2.1 – Pedro
            1.13.1.2.2 – Marco
            1.13.1.2.3 – Tiago

        1.13.1.3 – Anthony Esmeraldo de Arraes Alencar

        1.13.1.4 – Zaira Arraes de Alencar Tikhomiroff
            1.13.1.4.1 – Michel
                1.13.1.4.1.1 – Stella
            1.13.1.4.2 – Joana
                1.13.1.4.2.1 – Jun

         1.13.1.5 – Juliêta

        1.13.1.6 – José Albuquerque Neto 

    1.13.2 – Armando
        1.13.2.1 – Álvaro
            1.13.2.1.1 – Sabrina
            1.13.2.1.2 – Laryssa
        1.13.2.2 – Eneida Maria
            1.13.2.2.1 – Marcelo
                1.13.2.2.1.1 – Lara
            1.13.2.2.2 – Hugo
            1.13.2.2.3 – Bianca
        1.13.2.3 – Armando Junior
            1.13.2.3.1 – Higor
            1.13.2.3.2 – Leornardo
        1.13.2.4 – Zaíra
        1.13.2.5 – Leila
            1.13.2.5.1 – Daniel Filho
            1.13.2.5.2 – Daniela
        1.13.2.6 – Carlos Pedro
        1.13.2.7 – Guilherme
        1.13.2.8 – Rejane
             1.13.2.8.1 – Bruno
             1.13.2.8.2 – Angélica
        1.13.2.9 – Wagner
            1.13.2.9.1 – Marcela
            1.13.2.9.2 – Wagner Filho
            1.13.2.9.3 – Ian

     1.13.3 – Sérvulo
   
   
    1.13.4 – José Ayrton
        1.13.4.1 – Luciana
        1.13.4.2 – Alexandre
            1.13.4.2.1 – Júlia
    1.13.5 – Antônio
    1.13.6 – Sílvia Maria

        1.13.6.1 – Juliêta Andréa
            1.13.6.1.1 – Felipe
            1.13.6.1.2 – Bárbara
        1.13.6.2 – José Augusto
            1.13.6.2.1 – Pedro
            1.13.6.2.2 – Lara
            1.13.6.2.3 – Larissa
        1.13.6.3 – Sílvia Rachel
    1.13.7 – Ronald
        1.13.7.1 – Vanessa
        1.13.7.2 – Valéria
        1.13.7.3 – Ronaldo Jr.
    1.13.8 – Deana Maria

Deana, Silvia, Bia e Sérvulo

    
















2.O –TRONCO: ANA ESMERALDO DA SILVA (MÃE NANINHA)
  Casada com Francisco Antonio da Silva (Panquim)
Mãe Naninha sua uma nora e seus netos
 
2.1 José Esmeraldo da Silva (Milagres)
2.2 Antonio Esmeraldo da Silva
2.3 João Evangelista Esmeraldo e Silva (Pedra Branca)
2.4 Pedro Esmeraldo da Silva
2.5 Vicente Esmeraldo e Silva (Senador Pompeu)  
2.6 Francisco Assis Esmeraldo 
2.7 Maria Esmeraldo da Silva Melo (Assaré)
2.8 Maria dos Anjos Esmeraldo da Silva Rolim

2.1 José Esmeraldo da Silva e Maria Concebida Leite 
José Esmeraldo da Silva (esq.) sua esposa Maria Concebida e ao centro o filho mais velho Raimundo Leite Esmeraldo



    2.1.1 – Raimundo Leite Esmeraldo e Maria Antonieta Silveira Leite


2.1.1.1 – Gema Galgani
            2.1.1.1.1 – Janaina
        2.
1.1.2 – Louis Paster
            2.
1.1.2.1 – Hudson
                2.
1.1.2.1.1– Vivian
            2.
1.1.2.2 – Eric
            2.
1.1.2.3 – Lise
        2.
1.1.3 – José Wellis
        2.
1.1.4 – Francisco de Assis
        2.
1.1.5 – Cláudio Galeno
            2.
1.1.5.1 – Paloma
            2.
1.1.5.2 – Pedro
        2.
1.1.6 – Maria Antonieta
            2.
1.1.6.1 – Merlin
            2.
1.1.6.2 – Alain
            2.
1.1.6.3 – Lênin
        2.
1.1.7 – Louise de Marillac
            2.
1.1.7.1 – Yuri
        2.
1.1.8 – Jacqueline
            2.
1.1.8.1 – Luna
            2.
1.1.8.2 – Mateus
        2.
1.1.9 – João Giuseppe
            2.
1.1.9.1 – Celina
        2.
1.1.10 – Roberto Koch
            2.
1.1.10.1 – Lucas
            2.1.1.10.2 – Gabriel

    2.
1.2 – Jackson Leite Esmeraldo

    2.
1.3 – Rivaldo Leite Esmeraldo  

  
        2.1.3.1 – Regina Seli Sampaio Esmeraldo Soares
            2.1.3.1.1 – Davi Soares Esmeraldo
        2.1.3.2 – Ricardo Cícero Sampaio Esmeraldo

            2.1.3.2.1 – Renata Cabral Sampaio
            2.1.3.2.2 – Roberta Cabral Sampaio
            2.1.3.2.3 – Rayssa Cabral Sampaio
        2.1.3.3 – José Rílson Sampaio Esmeraldo

            2.1.3.3.1 – Lucas Filgueiras Esmeraldo
            2.1.3.3.2 – Luana Filgueiras Esmeraldo
        2.8.3.4 – Manuel Rômulo Sampaio Esmeraldo

            2.1.3.4.1 – Rivaldo Leite Esmeraldo Neto
           2.1.3.4.2 – Samuel Araújo Esmeraldo
        2.1.3.5 – Francisco  Rômulo Sampaio Esmeraldo
        2.1.3.6 – Rafaela Sampaio Esmeraldo


    2.1.4 – Evaldo Leite Esmeraldo 
        2.1.4.1 – Erika Esmeraldo Braga
        2.1.4.2 – Ênio Esmeraldo Braga (in memoriam)

   

  
  2.1.5 – Elita Esmeraldo
    2.1.6 – Eunice Esmeraldo
    2.1.7 – Elzira Esmeraldo
    2.1.8 – Elzenira Esmeraldo

2.2 Antonio Esmeraldo da Silva e Ester Pinheiro de Melo (Sinhá)
   
2.2.1 – Terezinha Esmeraldo Bezerra
         
2.2.1.1 – Eduardo Esmeraldo Bezerra
        2.2.1.2 – Honorio Esmeraldo Bezerra
        2.2.1.3 – Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra
        2.2.1.4 – Monica Esmeraldo Bezerra
        2.
2.1.5 – Maria Ester Esmeraldo Bezerra
        2.
2.1.6 – Tereza Cristina Esmeraldo Bezerra

    2.2.2 – Maria Santa Esmeraldo Gurgel 
      
 2.2.2.1 – Heloneida Esmeraldo Gurgel
       2.2.2.2 – Geraldo Esmeraldo Gurgel


   
 2.2.3 – Marieta Esmeraldo Barreto
        2.2.3.1 – Giselda Esmeraldo Barreto Rolim
        2.
2.3.2 – Giselia Esmeraldo Menezes
        2.
2.3.3 – Roberval Esmeraldo Barreto
             2.2.3.3.1 – Clarissa Maia Esmeraldo Barreto
        2.
2.3.4 – Gilvania Esmeraldo Menezes

      2.2.4Rosele Esmeraldo de Melo

   
 2.2.5 – Antonieta Esmeraldo Sobreira
      
  2.2.5.1 – João Esmeraldo Sobreira
        2.
2.5.2 – Antonio Fernando Esmeraldo Sobreira
        2.
2.5.3 – Cyla Maria Esmeraldo Sobreira
        2.
2.5.4 – Solange Esmeraldo Sobreira
        2.
2.5.5 – Hugo Esmeraldo Sobreira

   
 2.2.6 – José Anchieta Esmeraldo de Melo        
        2.2.6.1 – Nilo Esmeraldo Menezes
        2.
2.6.2 – Danilo Esmeraldo Menezes  
           2.2.6.2.1  Caio Lucas Rodrigues de Meneses
        2.2.6.3 – Danuzio Esmeraldo Menezes
        2.
2.6.4 – Danielle Esmeraldo Menezes
   
      2.2.7 – Stênio Esmeraldo de Melo e Tânia de Pontes Esmeraldo
          2.2.7.1 – Adriana de Pontes Esmeraldo
          2.2.7.2 – Cristina de Pontes Esmeraldo
          2.2.7.3 – Ester de Pontes Esmeraldo

   
2.2.8 – João Bosco Esmeraldo de Melo e Wilma Rebouças Esmeraldo
          2.2.8.1 – Cristiane Rebouças Esmeraldo

      2.2.9 – Ana Lúcia Esmeraldo Calou
         
2.2.9.1 – Fernando Esmeraldo Calou
        2.
2.9.2 – Ana Carlota Esmeraldo Calou

      2.2.10 – Antonio Esmeraldo da Silva Júnior 
       
 2.2.10.1 – Augusto Cesar S. Esmeraldo
        2.
2.10.2 – Alexandre S. Esmeraldo
        2.
2.10.3 – Antonio Esmeraldo da Silva Neto
        2.
2.10.1.1 – Taina Fredo Esmeraldo
 
               

2.3. João Evangelista Esmeraldo e Silva e Judith de Matos Esmeraldo


2.3.1 Norma de Matos Esmeraldo e Carlos de Oliveira Lima

        2.3.1.1 – Déborah Maria Esmeraldo Lima
        2.3.1.2 – Séfora Esmeraldo Lima e Edilson Farias de Sousa Filho
            2.3.1.2.1 – Amalie Esmeraldo Lima Farias
            2.3.1.2.2 – Amanda Esmeraldo Lima Farias
        2.3.1.3 – Múcio Cévola Esmeraldo Lima e Jovânia Silva de Lima
            2.3.1.3.1 – Lucas Cévola Esmeraldo
            2.3.1.3.2 – Haissa Esmeraldo Silva de Lima
            2.3.1.3.3 – Mateus Esmeraldo Silva de Lima
        2.3.1.4 – Ticiano Esmeraldo Lima
             Relacionamento com Maria Marta de Souza Galdino:
 2.3.1.4.1 – John Carlos Souza Galdino
Casamento com Izabel de Sousa Esmeraldo:
              2.3.1.4.2 – Leticia Maria Sousa Esmeraldo
        2.3.1.5 – Karine Esmeraldo Lima
        2.3.1.6 – Rebecca Esmeraldo Lima da Silveira e Guilherme Villela da Silveira

     2.3.2 – Robério de Matos Esmeraldo e Cleusa Maria de Paiva Esmeraldo
   
Robério e sua irmã Narda, na chácara em Caçapava, SP

        2.3.2.1 – Tálio de Paiva Esmeraldo e Karina Correia Esmeraldo
              2.3.2.1.1 – Maria Clara Correa Esmeraldo
        2.3.2.2 – Robério de Paiva Esmeraldo e Danieli Cristina Monteiro Ferreira
              2.3.2.2.1 – Paulo Victor Monteiro Ferreira Esmeraldo
        2.3.2.3 – Marcelo de Paiva Esmeraldo
        2.3.2.4 – Daniel de Paiva Esmeraldo e Joice Ingrid
   
  2.3.3Romero de Matos Esmeraldo e Nágela Cartaxo Esmeraldo
  
       









        2.3.3.1 – Verônica Esmeraldo Gnandt
        2.3.3.2 – Vitor Cartaxo Esmeraldo
        2.3.3.3 – Denise Cartaxo Esmeraldo

  2.3.4 – Ronaldo de Matos Esmeraldo (faleceu recém nascido)

  2.3.5 – Rômulo de Matos Esmeraldo (Ex Delegado da Receita Federal, aposentado como Auditor Fiscal da Receita Federal) e Inês Ferreira Lima Esmeraldo



        2.3.5.1 – Andréa Esmeraldo Câmara e Heraldo de Mendonça Câmara













            2.3.5.1.1– Clara Esmeraldo Câmara
        2.3.5.2 – Manuela Esmeraldo Garcia e Marcus Vinicius de Lima Garcia
            2.3.5.2.1 – Livia Esmeraldo Garcia 
        2.1.5.3 – Gustavo Ferreira Lima Esmeraldo e Francélia Ribeiro Simões
            2.3.5.3.1 – Bianca Simões Esmeraldo

    2.1.6 Ricardo de Matos Esmeraldo e Margarida Julia Farias de Salles Andrade      
         2.3.6.1 – Jana Esmeraldo Freire e Kleber Antonio Lopes Freire
            2.3.6.1.1 – Amanda Esmeraldo Freire
            2.1.6.1.2 – Enzo Antonio Esmeraldo Freire
        2.3.6.2 – Dena Andrade Esmeraldo
        2.3.6.3 – Lina Andrade Esmeraldo Leavens e Paul Hurley
        2.3.6.4 – Bruno Andrade Esmeraldo

2.3.7 – Rembrandt de Matos Esmeraldo (Promotor de Justiça) e Olivalda Teles Esmeraldo
        2.3.7.1 – Rina Teles Esmeraldo Sobreira e José Furtado Sobreira Júnior
            2.3.7.1.1 – Rynna Teles Esmeraldo Sobreira
            2.3.7.1.2 – Ryssa Teles Esmeraldo Sobreira
        2.3.7.2Dmitri Teles Esmeraldo Diógenes e Maria Irisleide Diógens Bezerra Esmeraldo
            2.3.7.2.1 – Dmitri Teles Esmeraldo Diógenes
        2.3.7.3 – Rembrandt de Matos Esmerado Filho e Yarla Marley Roberto Esmeraldo
            2.3.7.3.1 – Rembrandt de Matos Esmeraldo Terceiro
           
    2.3.8 Rossini de Matos Esmeraldo e Glayddes Maria Sindeaux Esmeraldo
        2.3.8.1 – Caroline Sindeaux Esmeraldo
        2.3.8.2 – Caio Sindeaux Esmeraldo 

   2.3.9 Ronaldo de Matos Esmeraldo (segundo filho com esse nome)













1º casamento com Mara Cristina Coelho da Silva:
        2.3.9.1 – Marina Coelho Esmeraldo
        2.3.9.2 – Amanda Coelho Esmeraldo
2º casamento com Petrúcia Maria Antero Pinheiro:
        2.3.9.3 – Judith Pinheiro Esmeraldo
         2.3.9.4 – Ronaldo Pinheiro Esmeraldo
        2.3.9.5 – Raquel Pinheiro Esmeraldo


    2.3.10 – Narda de Matos Esmeraldo e Ivan Botão de Aquino













        2.3.10.1 – Mariana Esmeraldo de Aquino e Eduardo Gurgel Lima
             2.3.10.1.1 – Ravi Esmeraldo Aquino Gurgel
        2.3.10.2 – Leonardo Esmeraldo de Aquino (Engenheiro pelo ITA)
        2.3.10.3 – Rafael Esmeraldo de Aquino (criou no Orkut a comunidade da família)

2.4 Pedro Esmeraldo da Silva e Maria Estácio da Cruz   
      2.4.1 – Terezinha Esmeraldo casada com Antonio Neri


  2.5 Vicente Esmeraldo e Silva e Risalva Torres Esmeraldo














 2.5.1Maria Marlene Esmeraldo de Almeida Brandão e José de Almeida Brandão Filho
     2.5.1.1 – José de Almeida Brandão Neto e Ana Lucia Fernandes
         2.5.1.1.1 – Iago Fernandes de Almeida Brandão
         2.5.1.1.2 – Ianna Fernandes de Almeida Brandão
     2.5.1.2 – Vicente Esmeraldo de Almeida Brandão e Soraya Maria Barros de Almeida Brandão
          2.5.1.2.1 – Thiego Barros de Almeida Brandão
Relacionamento com Priscila Mendes Barros:
               2.5.1.2.1.1 – Thiego Henrique Barros de Almeida Brandão
Casamento com Erondina de Farias Meira
          2.5.1.2.1 – Lara Meira de Almeida Brandão
          2.5.1.2.2 – Rebeca Barros de Almeida Brandão
          2.5.1.2.3 – Eduarda Barros de Almeida Brandão

2.5.2Maria Torres Esmeraldo Martins (Dayse) e João Martins Cavalcante
2.5.2.1 – Vicente Esmeraldo Martins e Maria Lucilene Almeida Martins
         2.5.2.1.1 – Marlene Almeida Brígido e Gustavo Brígido Cardoso
             2.5.2.1.1.1 – Ione Almeida Brígido Cardoso
             2.5.2.1.1.2 – Cecília Almeida Brígido Cardoso
             2.5.2.1.1.3 – Helena Almeida Brígido Cardoso
         2.5.2.1.2 – Marcela Almeida Martins e Igor Arruda Aragão
         2.5.2.1.3 – Márcio Almeida Martins
2.5.2.2 – Francisco Leandro Cavalcante Neto e Maria Vera Lúcia Mineiro Cavalcante
         2.5.2.2.1 – João Martins Cavalcante Neto e Nara Franklin dos Santos Martins
         2.5.2.2.2 – Daniele Mineiro Cavalcante Alencar e Paolo David Alencar Cardoso
             2.5.2.2.2.1 – Nicolas David Cavalcante Alencar
         2.5.2.2.3 – Kelly Mineiro Cavalcante
2.5.2.3 – Risaura Esmeraldo Martins Braga e Joaci Bastos Vieira Braga
         2.5.2.3.1 – Michael Martins Braga e Rebecca Jaane da Silva Braga
             2.5.2.3.1.1 – Nicole da Silva Braga
             2.5.2.3.1.2 – Michael Martins Braga Filho
         2.5.2.3.2 – Juliana Martins Braga e Amaury Teófilo Brasil Filho
             2.5.2.3.2.1 – Amaury Teófilo Brasil Neto
         2.5.2.3.3 – Breno Martins Braga e Brenda Jamille Lima Caminha Braga
             2.5.2.3.3.1 – Miguel Caminha Braga
2.5.2.4 – João Martins Cavalcante Filho e Maria de Fátima Torres Cavalcante
         2.5.2.4.1 – Emanuela Torres Cavalcante
         2.5.2.4.2 – José Augusto Torres Bezerra
         2.5.2.4.3 – Ana Carolina Torres Cavalcante
         2.5.2.4.4 – João Vicente Uriel da Silva Cavalcante
2.5.2.5 – Sérgio Esmeraldo Martins e Aurineide
         2.5.2.5.1 – Zaqueu Alves Martins
         2.5.2.5.2 – Lia Alves Martins
2.5.2.6 – Liliana Esmeraldo Martins Aragão e Sérgio Mota Aragão

2.5.3Maria do Socorro Esmeraldo Barreira e José Edísio Barreira













2.5.3.1 – Gil Vicente Esmeraldo Barreira e Geruza Mara Rodrigues Barreira
    2.5.3.1.1 – Geórgia Rodrigues Barreira
    2.5.3.1.2 – Giovana Rodrigues Barreira
2.5.3.2 – João Alexandre Esmeraldo Barreira e Lucina Sales
    2.5.3.2.1 – Isabelle Sales Barreira
    2.5.3.2.2 – Lucas Sales Barreira
2.5.3.3 – Ana Cecília Esmeraldo Barreira de Almeida e Adriano Motta de Almeida
   2.5 3.3.1 – Mariana Barreira de Almeida
   2.5.3.3.2 – Juliana Barreira de Almeida

2.5.4Zaqueu Torres Esmeraldo (cirurgião plástico) e Justiniana Salvia Esmeraldo
Aniversário de Zaqueu: com o netos Bruno e Maria Júlia (no colo), com a esposa Niana (a esquerda) e a filha Raquel (a direita)

        2.5.4.1 – Caio Salvia Esmeraldo e Jimena Berlanga
           2.5.4.1.1 – Bruno Berlanga Salvia Esmeraldo
        2.5.4.2 – Raquel Salvia Esmeraldo Sato e Júlio Cesar Sato
           2.5.4.2.1 – Maria Julia Esmeraldo Sato


2.6 Francisco Assis Esmeraldo e Otília Costa  
    2.6.1 – Ana Maria Costa Esmeraldo

    2.6.2 – Cirene Maria Costa Esmeraldo

        2.6.2.1 – Pedro Jorge
        2.6.2.2 – João Paulo
        2.6.2.3 – Ana Cibele


    2.6.3 – Jorge Ney Costa Esmeraldo
        2.6.3.1 – Luiza Monteiro Ferreira Esmeraldo
        2.6.3.2 – Liliana Laia Esmeraldo


2.7 Maria Esmeraldo da Silva Melo (Assaré) e Ananias de Melo 

    2.7.1 – Odílio Esmeraldo de Melo

  2.7.2 – José Esmeraldo de Melo 
  2.7.3 – Antonio Esmeraldo de Melo 
Antonio Esmeraldo de Melo, esposa e neta

    2.7.4 – Lindalva Esmeraldo de Melo

        2.7.4.1 – José Esmeraldo da Silva













É o amigo numero um da família. Através da internet mantém contato com vários parentes. Não obstante, é um colaborado incansável. Conseguiu fotos valiosíssimas, inclusive do casal fundador da família.

Jose Esmeraldo com Pancracio


















            2.7.4.1.1 – José Roberto Nascimento da Silva

            2.7.4.1.2 – Thiago Esmeraldo da Silva
            2.7.4.1.3 – Daniel Esmeraldo da Silva
        2.6.7.2 – Maria de Lourdes Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.1 – Aparecida Esmeraldo Mourão
            2.7.4.2.2 – Maria Lindalva Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.3 – Alberto Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.4 – Maria Elaine Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.5 – Francisca Neuma Esmeraldo
            2.7.4.2.6 – Cícero Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.7 – Patrícia Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.8 – Ronaldo Esmeraldo Martins
            2.7.4.2.9 – Elias Esmeraldo Martins
Família Esmeraldo Martins



    2.7.5 – Anísia Esmeraldo de Melo



    2.7.6 – Neomisia Esmeraldo de Melo
    

    2.7.7 – Tarcisio Esmeraldo de Melo

    2.7.8 – Carlos Alberto Esmeraldo de Melo


2.8 Maria dos Anjos Esmeraldo da Silva Rolim e Raimundo Rolim de Alencar

    
   2.8.1 – Antonio Esmeraldo Rolim e Julieta Melo Esmeraldo Rolim
Antonio Esmeraldo Rolin (neto de Mãe Naninha) coronel do exercito
 
2.8.1.1 – Ruy de Melo Esmeraldo Rolim e Giselda Esmeraldo Barreto Rolim
 2.8.1.1.1 – Leonardo Esmeraldo Barreto Rolim
 2.8.1.1.2 – Ticiana Esmeraldo Barreto Rolim
2.8.1.2 – Ney de Melo Esmeraldo Rolim e Maria José Esmeraldo Rolim
     2.8.1.2.1 – Diogo Esmeraldo Rolim
     2.8.1.2.2 – Flavio Esmeraldo Rolim
2.8.1.3 – Gil de Melo Esmeraldo Rolim (Coronel do Exército) e Lucinéia Matias Rolim
     2.8.1.3.1 – Amanda Matias Rolim
2.8.1.4 – Ivo de Melo Esmeraldo Rolim
2.8.1.5 – Ana Amélia de Melo Comin e Luiz Gonzaga Comin
     2.8.1.5.1 – Ingrid de Melo Rolim Enricone Sasf Comin
     2.8.1.5.2 – Ian Lucas de Melo Rolim Sasf Comin
     2.8.1.5.3 – Erik de Melo Rolim Sasf Comin 

    

3.0 – TRONCO: TIO SENHOR(JOSÉ ESMERALDO DA SILVA FILHO)


3.1– José Esmeraldo Norões (Zezé)
3.2 – Osvaldo Esmeraldo Norões com Rosaly Cartaxo Esmeraldo
3.3 – Maria Esmeraldo Norões (Mariquinha) com Joaquim Alves Pereira
3.4 – João Evangelista Esmeraldo Norões com Adélia Cartaxo
3.5 – Celina Esmeraldo Norões (Casou-se com o cunhado viúvo Joaquim Alves Pereira)
3.6 - Odílio Esmeraldo Norões com Iracema Cartaxo (Moravam em Milagres-Ce
3.7 – Ercília Esmeraldo Norões com Pio Norões
3.8 – Alice Esmeraldo
3.9 – Álvaro Macedo Esmeraldo com Amália Saraiva Maia
3.10 – Alcy Macedo Esmeraldo

 1o Matrimônio (com Ana Norões)

3.1– José Esmeraldo Norões (Zezé)

3.1.1 – Egberto Alcântara Esmeraldo

Egberto e sua esposa Augusta




Jantar com Egberto e familia
              3.1.1.1 – Daniela
        3.1.1.2 – José Carlos Esmeraldo
        3.1.1.3 – Luis Esmeraldo

3.1.2 - Lavínia Alcântara Esmeraldo (Neném). Era irmã gêmea de Egberto. Foi criada por Stelina e Dalvinisa 
3.2 – Osvaldo Esmeraldo Norões com Rosaly Cartaxo Esmeraldo

     3.2.1 – Ana Haydê e Antonio Justo
       
        3.2.1.1 – Henrique Sérgio
        3.2.1.2 – Ana Elizabeth
        3.2.1.3 – Eduardo André
        3.2.1.4 – Fernando Antônio
        3.2.1.5 – Cláudia Rosali
        3.2.1.6 – Carmem Sílvia
        3.2.1.7 – Luis Osvaldo
    3.2.2 – Antonio Taumaturgo
    3.2.3 – José Jesus
        3.2.3.1 – Gabriela
        3.2.3.2 – Daniel
        3.2.3.3 – Samuel
 
    3.2.4 – Maria Bernadete
        3.2.4.1 – Edício Júnior
        3.2.4.2 – Efísio
        3.2.4.3 – Kelma
        3.2.4.4 – Teopisto
 
   3.2.5 – Fernando André
       3.2.5.1 – Rosângela
       3.2.5.2 – Fernando Hugo
       3.2.5.3 – Elisângela
       3.2.5.4 – Elisiângela
 
    3.2.6 – Paulo Nertan e Maria Neide Esmeraldo Barreto
         3.2.6.1 – André
         3.2.6.2 – Tiago
         3.2.6.3 – Milena

         3.2.6.4 – Maria Pia
    3.2.7 – Francisco Osvaldo
    3.2.8 – João Bosco (sacerdote em Crato)
    3.2.9 – Marcos Raimundo com Maria do Socorro Ribeiro Lima
          3.2.9.1 – Suzana Ribeiro do Carmo
 
3.3 – Maria Esmeraldo Norões (Mariquinha) com Joaquim Alves Pereira
     3.3.1 – Nilson Esmeraldo Alves
     3.3.2 – Lauro Esmeraldo Alves
     3.3.3 – Hamilton Esmeraldo Alves
     3.3.4 – Dilza Esmeraldo Alves (casou-se com Eli Norões)
 
3.4 – João Evangelista Esmeraldo Norões com Adélia Cartaxo

3.4.1 – Gilvan Cartaxo Esmeraldo
      3.4.2 – Ademar Cartaxo Esmeraldo
      3.4.3 – José Cartaxo Esmeraldo (Zequinha)
      3.4.4 – Dulce Cartaxo Esmeraldo
      3.4.5 – Sheila Cartaxo Esmeraldo
      3.4.6 – Marluce Cartaxo Esmeraldo
      3.4.7 – Antonio Cartaxo Esmeraldo
          3.4.7.1 – Adeliana
          3.4.7.2 – Antonio Cartaxo Esmeraldo Junior
          3.4.7.3 – Marceliano
 
3.5 – Celina Esmeraldo Norões (Casou-se com o cunhado viúvo Joaquim Alves Pereira)
    3.5.1 – Maria (Mariquinha): casada com José Norões
    3.5.2 – Cleide: casada com Geraldo
    3.5.3 – Zeli: casada com José Landim (de Missão Velha; tem dois filhos médicos)
        3.5.3.1 – José Landim Filho e ?
                 
3.6 - Odílio Esmeraldo Norões com Iracema Cartaxo (Moravam em Milagres-Ce)
    3.6.1 – Wellington
    3.6.2 – Antônio Moacir
    3.6.3 – Lúcia
    3.6.4 – Hilton 
    3.6.5 – Carlos Cartaxo Esmeraldo   
 
3.7 – Ercília Esmeraldo Norões com Pio Norões
    3.7.1– Ana Bianou
    3.7.2 – Haroldo
    3.7.3 – Elizabeth (mora em Juazeiro)
    3.7.4 – Maria Alba
    3.7.5 – Marlene
    3.7.6 – Selma

2° Matrimonio (com Argina Macedo)

3.8 – Alice Esmeraldo
3.9 – Álvaro Macedo Esmeraldo com Amália Saraiva Maia
3.9.1 – José Maria Maia Esmeraldo (Médico, residente no Crato)
      3.9.2 – Francisco Eugênio
      3.9.3 – Maria do Carmo
      3.9.4 – Guilherme
      3.9.5 – Geraldo
      3.9.6 – Argina

3.10 – Alcy Macedo Esmeraldo

 
4.0 –TRONCO: AGOSTINHO ESMERALDO DA SILVA
Casado com Ana Cezária Esmeraldo

    4.1 – José Esmeraldo da Silva: (Zé professor)
    4.2 – Alfredo Esmeraldo da Silva
    4.3 – Paulo Esmeraldo da Silva
    4.4 – Pedro Esmeraldo da Silva
    4.5 – Anita Esmeraldo da Silva: 95 anos, reside no Crato.
    4.6 – Maria das Dores Esmeraldo da Silva (Dorinha)
    4.7 – Ana Cesária Esmeraldo da Silva
    4.8 – Expedita Esmeraldo da Silva
    4.9 – Benedita Esmeraldo da Silva (Solteira)

4.1– José Esmeraldo da Silva e Mirian Leite Esmeraldo: (Zé professor)
         4.1.1 – José Valberto Esmeraldo
            4.1.1.1 – Geórgia
            4.1.1.2 – Germano

         4.1.2 – Maria Livia Esmeraldo
            4.1.2.1 – Anelíveia
            4.1.2.2 – Flávia

         4.1.3 – Maria Licia Esmeraldo
            4.1.3.1 – Patrícia
            4.1.3.2 – Natália
            4.1.3.3 – Rodrigo
            4.1.3.4 – Rômulo

         4.1.4 – Francisco Alberto Esmeraldo (Fanca)
            4.1.4.1 – Carlos Alberto
            4.1.4.2 – Bruna
            4.1.4.3 – Brena

         4.1.5 – José Edilberto Esmeraldo
            4.1.5.1 – Katiuche
            4.1.5.2 – Shumaik
            4.1.5.3 – Deborah
            4.1.5.4– Érica
            4.1.5.5 – Edineile
            4.1.5.6 – Júnior

         4.1.6 – José Egberto Esmeraldo

         4.1.7 – Maria Ligia Esmeraldo
            4.1.7.1 – Caio Hemerson
            4.1.7.2 – Caio Anderson

         4.1.8 – José Erisberto Esmeraldo
            4.1.8.1 – Jorge Washigton
            4.1.8.2 – Jorge Humberto

         4.1.9 – José Alberto Esmeraldo

         4.1.10 – Maria Lilian Esmeraldo
            4.1.10.1 – Ana Lídia
            4.1.10.2 – Luciano
            4.1.10.3 – Juarez Júnior

         4.1.11 – José Humberto

    4.2 – Alfredo Esmeraldo da Silva e Margarida Maria Vanderley Esmeraldo
        4.2.1 – Maria de Fátima Esmeraldo de Melo e Francisco de Assis Melo
            4.2.1.1 – Maria de Magdala Esmeraldo de Melo
            4.2.1.2 – Vinicius Jose Esmeraldo de Melo
            4.2.1.3 – Maria Clara Esmeraldo de Melo.

        4.2.2 – Ana Maria Esmeraldo Alves e Paulo Alves
            4.2.2.1 – Pauliana Esmeraldo Alves
            4.2.2.2 – Glaucia Esmeraldo Alves.
   
        4.2.3 – Pedro Augusto Esmeraldo e Ana Lurdes Vieira Esmeraldo
            4.2.3.1 – Ana Paula Vieira Esmeraldo
            4.2.3.2 – Simone Vieira Esmeraldo
            4.2.3.3 – Mariana Vieira Esmeraldo.
        4.2.4 – José Alfredo Vanderley Esmeraldo e Erisan Pereira Esmeraldo
            4.2.4.1 – Antonio Alfredo Pereira Esmeraldo
            4.2.4.2 – Samuel Pereira Esmeraldo
            4.2.4.3 – Rafael Pereira Esmeraldo.

        4.2.5 – Francisco de Paula Esmeraldo e Maria Maia Esmeraldo
            4.2.5.1 – João Alfredo Esmeraldo

        4.2.6 – Maria Divone Esmeraldo Vieira e Antonio Luciano Vieira
            4.2.6.1 – Gabriel Esmeraldo Vieira
            4.2.6.2 – Helena Esmeraldo Vieira

        4.2.7 – Joana D’arc - Não Casou

    4.3 – Paulo Esmeraldo da Silva com Maria Teles Esmeraldo
        4.3.1 – José Mario Teles Esmeraldo
            4.3.1.1 – Miguel Cassio Teles Esmeraldo
            4.3.1.2 – Michelle de Cassia
            4.3.1.3 – Michardson
            4.3.1.4 – Micheliane
            4.3.1.5 – Mishelly
            4.3.1.6 – Michel

            4.3.1.7 – Misheyla
            4.3.1.8 – Fatima Maria

        4.3.2 – Maria Lúcia Esmeraldo Magalhães com Raimundo Gonçalves Magalhães
            4.3.2.1 – Francisca Nádia Esmeraldo Magalhães
        4.3.3 – Maria do Socorro Teles Esmeraldo
            4.3.3.1 – Lidiane Esmeraldo Lucas
                4.3.3.1.1 – Caroline
            4.3.3.2 – Eduardo Esmeraldo Lucas
            4.3.3.3 – Elisiana Esmeraldo Lucas

        4.3.4 – Maria de Fátima Teles Esmeraldo com Francisco Rodrigues de Oliveira
            4.3.4.1 – Shis Naianna Esmeraldo de Oliveira
            4.3.4.2 – Wislan Esmeraldo de Oliveira

        4.3.5 – Maria Tereza Teles Esmeraldo com Edmilson Rocha
            4.3.5.1 – Juliana Esmeraldo Rocha
            4.3.5.2 – Janaína Esmeraldo Rocha

        4.3.6 – Osvaldo Teles Esmeraldo com Maria Iracilda Barreto Esmeraldo
            4.3.6.1 – Janadielle Barreto Esmeraldo
            4.3.6.2 – Alanielle Barreto Esmeraldo

        4.3.7 – Francisco de Assis Teles Esmeraldo com Ana Lúcia Nobre esmeraldo
            4.3.7.1 – Franciana
            4.3.7.2 – Ana Lú
            4.3.7.3 – Rafael
            
        4.3.8 – João Bosco Teles Esmeraldo (radicado em São Paulo)
     
        4.3.9 – Maria Vilani Teles Esmeraldo
            4.3.9.1 – Paulo Victor Teles Esmeraldo

        4.3.10 – Antonio Teles Esmeraldo
            4.3.10.1 – Paulo Henrique de Sousa Esmeraldo
Paulo Henrique de Souza Esmeraldo e sua esposa Christiana Gomes Penha Esmeraldo

            4.3.10.2 – Paula Georgia de Sousa Esmeraldo
            4.3.10.3 – Phamella Augusta de Sousa Esmeraldo

        4.3.11 – Agostinho Teles Esmeraldo com Maria Nilcelia Maciel
            4.3.11.1 – Cristiano Maciel Esmeraldo
            4.3.11.2 – Maria Ailana
            4.3.11.3 – Maria Tereza Raquel
            4.3.11.4 – Maria Luiza

    4.4.Pedro Esmeraldo da Silva
        4.4.1 – José Rolim Esmeraldo
            4.4.1.1 – Josemar
            4.4.1.2 – Cristiane
            4.4.1.3 – Diogenes
            4.4.1.4 – Joseane
            4.4.1.5 – Diane

        4.4.2 – Fátima Rolim Esmeraldo   
            4.4.2.1 – Junior
            4.4.2.2 – Fernando
            4.4.2.3 – Ana Paula
            4.4.2.4 – Naara
            4.4.2.5 – Jonatas

        4.4.3 – Antonio Rolim Esmeraldo – Solteiro

        4.4.4 – Terezinha de Lisieux Rolim Esmeraldo  
            4.4.4.1 – Davi

        4.4.5 – João Bosco Rolim Esmeraldo
            4.4.5.1 – Raquel
            4.4.5.2 – Daniel
            4.4.5.3 – Tiago

        4.4.6 – Joaquim Agostinho Rolim Esmeraldo (Neto)  
            4.4.6.1 – Rafael
            4.4.6.2 – Raquel
            4.4.6.3 – Raissa
 
        4.4.7 – Raimundo Nonato Rolim Esmeraldo (Nato)
            4.4.7.1 – Luciana
            4.4.7.2 – Lorena

        4.4.8 – Antonete Rolim Esmeraldo
            4.4.8.1 – Adão Jr.
            4.4.8.2 – Claudia
            4.4.8.3 – Nilce
            4.4.8.4 – Claudio

        4.4.9 – Cinete Rolim Esmeraldo
            4.4.9.1 – Alana
            4.4.9.2 – Tais
            4.4.9.3 – Junior
            4.4.9.4 – Camila

        4.4.10 – Francisco Demouthie Rolim Esmeraldo
            4.4.10.1 – Antonio Demouthie
            4.4.10.2 – Anthony Pedro Igor
            4.4.10.3 – Ives Antonione

        4.4.11 – Pedro Rolim Esmeraldo
            4.4.11.1 – Vanessa
            4.4.11.2 – Polyanna

        4.4.12 – Maria Liduína Rolim Esmeraldo
            4.4.12.1 – Laís
            4.4.12.2 – Lucas
            4.4.12.3 – Levi

        4.4.13 – Félix Rolim Esmeraldo
            4.4.13.1 – Flávia
            4.4.13.2 – Félix Jr.

        4.4.14 – Alessandra Rolim Esmeraldo
            4.4.14.1 – Pedro Victor
            4.4.14.2 – Jose Nilto
            4.4.14.3 – Gabriel

Descendentes de Pedro Esmeraldo da Silva


    4.5 – Anita Esmeraldo da Silva: com quase 100 anos, reside no Crato. É a única filha de tronco viva.



    4.6 – Maria das Dores Esmeraldo da Silva (Dorinha)

4.7 – Ana Cesária Esmeraldo da Silva

4.8 – Expedita Esmeraldo da Silva


5.0 – TRONCO: PEDRO ESMERALDO DA SILVA e Tereza Pinheiro Esmeraldo

  











    5.1 – Ana (Naninha)
    5.2 – Eulina
    5.3 – Esmeraldina
    5.4 – Assunção
    5.5 – Maria Amélia
    5.6 – Rosinha
    5.7 – Antônio
    5.8 – José Esmeraldo Pinheiro
    5.9 – Maria Stella Pinheiro Esmeraldo


    5.1 – Ana (Naninha) casada com Antônio Ferreira de Melo
        5.1.1 – Pe. Pedro Esmeraldo Melo (São José) recém-falecido

    5.2 – Eulina casada com Alfredo Teixeira Mendes
        5.2.1 – Itamar
        5.2.2 – Zé Walker
        5.2.3 – Valquíria
        5.2.4 – Terezinha 
   

    5.3 – Esmeraldina: faleceu solteira   

    5.4 – Assunção casada com João Evangelista Melo
        5.4.1 – Francisco Esmeraldo Melo (foi Promotor Público em Cachoeira Paulista e em Taubate)
        5.4.2 – Padre Arnaldo

        5.4.3 – Geraldo casado com Maria Elza Esmeraldo, sua prima.
Ver árvore completa em 1.2.3.2.

        5.4.4 – Isaura    

    5.5 – Maria Amélia casada com José Pinheiro Esmeraldo, seu primo. Ver árvore completa em 1.2.1.
    5.6 – Rosinha: professora e política, a primeira mulher vereadora no Crato, faleceu solteira, aos 101 anos em maio 2003. Acredito que foi o membro da família que viveu mais.

À direita: Rosa Pinheiro Esmeraldo (Rosinha) Á esquerda, sua cunhada Hélia Abath Esmeraldo, esposa de Zeco Esmeraldo.

    5.7 – Antônio: faleceu solteiro

    5.8 – José Esmeraldo Pinheiro
casado com Hélia Abath
        5.8.1 – Terezinha

        5.8.2 – Maria Tereza

    5.9 – Maria Stella Pinheiro Esmeraldo casado com Macário Oliveira
        5.9.1 – Marcílio Esmeraldo Oliveira
            5.9.1.1 – Luciano
            5.9.1.2 – Sandra
                5.9.1.2.1 – Carolina

        5.9.2 – Nerian Esmeraldo Oliveira Abath

        5.9.2.1 – Liana
            5.9.2.1.1 – Filipe
            5.9.2.1.2 – Marcelo
            5.9.2.1.3 – Ricardo
        5.9.2.2 Luciana
            5.9.2.2.1 – Davi
            5.9.2.2.2 – Maria
        5.9.2.3 – Luisiana
            5.9.2.3.1 – Márcio
            5.9.2.3.2 – Artur
        5.9.2.4 – Ana Hygea
            5.9.2.4.1 – Alice
            5.9.2.4.2 – Maria Cicília
            5.9.2.4.3 – Renan
        5.9.2.5 – Elígio Figueiredo Abath Filho
            5.9.2.5.1 – Gabriel
            5.9.2.5.2 – Mateus.

6.0 –  ROSA ESMERALDO DA SILVA (ROSINHA)


Rosinha aos 68 anos, nascida em torno da década de 70 do século XIX. Dos filhos de José Esmeraldo da Silva, o "criador" da familia, foi a única que não se casou, portanto, não constitui tronco.







FONTES:


- Tia Annette, ainda muito lúcida, foi a principal fonte.
- Sara Esmeraldo Cabral
- Jornal Ecos da Semana –ed.24/04/1949- Artigo de Pe. Gomes
- Álbum histórico do Seminário Episcopal do Crato- 1875 a 1925
- Informações importantíssimas de Anete Esmeraldo (minha querida tia e madrinha)
- Grande contribuição do meu primo Carlos Eduardo Esmeraldo, residente em Fortaleza, autor do livro “Histórias que li, ouvi e contei”
- Meu saudoso pai Critovão Esmeraldo
- General Adauto Esmeraldo
- Homero Esmeraldo

- Discurso proferido pela Professora Maria de Lourdes Esmeraldo,na sua posse na Cadeira do ICC, em 08/09/1967
- Discurso proferido por Maria Sarah Esmeraldo Cabral, na sua posse na Cadeira do ICC em 27/01/2004
- Humberto Barreto
- Isa Barreto
- Dr Zaqueu Esmeraldo
- Julieta Esmeraldo
- Deana Esmeraldo
- Francisco Rolim Esmeraldo
-Jorge Ney Esmeraldo
- Claudio Esmeraldo
- Toninho Esmeraldo
- Augusta Esmeraldo
- Rômulo de Matos Esmeraldo
- Maria do Socorro Esmeraldo Barreira
- Informações de outros membros da família. Desculpem as omissões, foram muitos a contribuírem.
Quem sabe você também pode contribuir? Acrescente, corrija, mande fotos antigas, histórias interressantes dos nossos antepassados
Mande para pancraciocrato@gmail.com














                                                                        



               






5 comentários:

  1. Bom dia amigo.

    Fiquei curioso quando navegando na net encontrei seu blog sobre a origem do nome Esmeraldo.

    Bem assim como você eu também tenho Esmeraldo em meu nome , e o pouco que sei dito por minha mãe é que nosso nome tinha origens da nobreza . eu sempre tive curiosidade em saber de onde vem esse nome mas nunca encontrei informações.
    Eu nasci na ilha da madeira e já ouvi falar que meu sobre nome vem mesmo dessa linhagem, mas nunca tive acesso a nenhuma informação .

    Meu nome é. Leonel Esmeraldo de souza.

    Este é meu email. leonellion45@terra.com.br

    Caso tenha alguma pergunta estou a disposição abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Pancrácio,

    Parabéns pela bela e importante pesquisa, que você fez da sua família e da rica história brasileira e seu povoamento, que servira com certeza a muitos pesquisadores, e historiadores. Tenho uma tia casada com o irmão da minha mãe, Natécia Esmeraldo Ribeiro, que mora em fortaleza, mas era originalmente do Crato, deve ser parente próxima sua, vou dizer a meus primos que casualmente visitei o seu site, não sei se eles já visitarão. Meu nome é Ricardo, no meu tempo livre faço pesquisa genealógica da minha família, que por parte de mãe era do Cariri, Missão Velha, minha vó se Chamava, Letícia Lima Ribeiro, meu Avô Afonso Ribeiro, Talvez você tenha conhecido minha Vó. Pesquiso desde os doze anos de idade, acho que o único na família que tem interesse, interessante né?, pretendo publicar um livro das minhas pesquisas mas ainda tenho muito que pesquisar, apesar de ter um bom acervo, de todos os ramos, exceto o ribeiro que ainda não me dediquei muito, só tenho umas três ou quatro gerações, o meu Ribeiro é de Missão Velha, se você tiver alguma informação, ficaria muito grato se pudesse compartilhar. Grande Abraço,
    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer sou natural de Recife e moro em Recife também.
    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Acho que tenho uma informação que poderá ser útil, ao nosso amigo ai de cima Leonellion,
    ESMERALDO; forma aportuguesada do sobrenome de uma fidalga família flamenga, procedente de João de Esmenaut, que, no ano de 1480, passou à Ilha da Madeira,sendo um dos primeiros povoadores.seus descendentes, em 1508, obtiveram Carta de Brasão de Armas, confirmadas em 1520 ( Sanches Baena,II, 61). Esta família teve princípio na Ilha da Madeira no citado ¨João Esmeraldo¨falecido em 1536 na Ilha da Madeira, justificou sua linhagem, recebendo do Rei D. Manuel o foro de fidalgo da sua casa ...Deixou numerosa descendência em seus dois casamentos( Nob. da Ilha da Madeira. II, 256) no século XVIII, passou ao Brasil um de seus descendentes Bartolomeu de Freitas Esmeraldo,casado com Caetana Maria da Silva ... ( Dicionário das Famílias Brasileiras, Antônio Henrique da Cunha Bueno e Carlos Eduardo de Almeida Barata )

    Boa Sorte

    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Olá. Sou de Pernambuco e possuo Cartaxo no nome, assim como todos da minha família (lógico), herdado do meu avô. Até onde eu sei, ele veio da Paraíba. Gostaria de saber se o senhor acredita existir alguma relação entre a sua família e a minha, pois notei na sua pesquisa que o sobrenome Cartaxo é repetido 17 vezes. Caso sim, gostaria de saber pois é um assunto deveras interessante. Obg
    Por favor, contacte-me por aqui: marianecartaxo@hotmail.com

    ResponderExcluir