Quem sou eu

Minha foto
Piraí, Rio de Janeiro, Brazil
Nasci no Ceará, no Cariri, na cidade do Crato, em 12/03/44, passei parte da minha infância na fazenda Tanques e em Milagres, aos 10 anos, em 1954, vim para o Rio de Janeiro, com minha mãe e irmãos, juntar-se ao meu pai, que há um ano já se encontrava aqui.
Ateu por convicção, médico e professor por devoção. Especialista em pediatria e medicina esportiva, professor de fisiologia e anatomia aplicadas à atividade física na UFRRJ.

sábado, 1 de outubro de 2011

A FAMÍLIA

Não somos nenhum Silva (éramos), nem Santos, nem Souza, com milhares de famílias diferentes espalhadas por todo o Brasil, mas provavelmente não somos os únicos Esmeraldo.
Meu primo Mauricio Esmeraldo, (tem um Raimundo antes, mas ele detesta), me contou que tinha um Esmeraldo que trabalhou com ele na extinta Transbrasil, que não tinha nada a ver com a nossa família.
No século XV, na Ilha da Madeira, tinha um fidalgo flamengo, provavelmente nascido na Picardia e cujo nome no país de origem era Jeanin Esmeraut, que depois se aportuguesou para João Esmeraldo, cujo apelido se transmitiu aos seus numerosos descendentes, sendo tronco de algumas das mais distintas famílias desta ilha. Por aforamento tornaram-se donos da Lombada da Ponta do Sol, que depois foi denominada Lombada dos Emeraldos.
É até bem provável que alguém dessa família possa ter vindo para o Brasil, mas certamente, não foi essa a origem da nossa família, pois, como veremos o “nosso” Esmeraldo era Silva e surgiu aqui no Brasil mesmo, na cidade do Crato, sertão do Cariri, no sul do Ceará.
Tanto isso é verdade que até hoje, existem ainda muitos Esmeraldo da Silva.

Quem somos então?
De onde viemos?

Movido por essa curiosidade, iniciei essa pesquisa sobre a origem dessa nossa imensa família, com membros espalhados por todo o Brasil e por que não, em outras partes do mundo. Esse é o jeito cearense de ser, ama a sua terra mas se tiver que deixá-la para "subir na vida",não pensa duas vezes.A bem da verdade, a garra, a determinação,à vontade de fazer bem aquilo que se propõe é marcante característica da família, por isso, muitos fizeram e fazem história no cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário